Nunca te esqueças de quem és!
Olha-te ao espelho todos os dias e reconhece na tua cara a justiça, a serenidade e a coragem. Na rua, levanta a cabeça com orgulho. Ainda que mais ninguém saiba, estarás lá para nos proteger a todos e, quando necessário, agirás, sem hesitação.
Nunca te esqueças de quem és porque, no dia seguinte, terás de olhar novamente o espelho e continuar a reconhecer na tua própria cara, a justiça, a serenidade e a coragem.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Ao ataque, em frente marche!


O Diário Económico de 28 de fevereiro de 2013 noticiou que o “Governo quer aumentar a idade em que os profissionais da PSP e GNR podem passar à reserva ou pré-aposentação, elevando dos 55 para 57 ou 58 anos. Objectivo: reduzir entradas de novos polícias.”

O Diário Económico que se tem demonstrado muito claramente, um órgão de comunicação do partido do Governo, recorre a uma “fonte governamental” não identificada (as fontes oficiais não identificadas são a origem da maioria das notícias em Portugal) para anunciar a inclusão dos elementos das forças de segurança no mesmo balde da tropa e para insistir numa solução pro-militar para a segurança interna.

A tal fonte governamental oficial desconhecida terá revelado ao Diário Económico que está em estudo uma reestruturação operacional que passará pela existência de um sistema de segurança dual com uma única polícia nacional (PN), assente numa vertente civil (aglutinando PSP, SEF e PJ) e numa militarizada (GNR).

De acordo com a mesma notícia (que se diga em abono da verdade, é velha, mas mesmo muito velha... mas continua a aparecer), “A PN deverá ter três grandes direcções: a segurança pública nos maiores centros urbanos, a investigação criminal e os estrangeiros. Do outro lado, a GNR, vocacionada para a vigilância do território, protecção de grandes infraestruturas, controlo de explosivos e defesa de todos os pontos sensíveis.”

E continua referindo que “Uma das duplicações que o Governo pretende também eliminar passa pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) da PSP e pelo Grupo de Intervenção e Operações Especiais (GIOE) da GNR. Tendo em conta a natureza militar destes operacionais, o GOE deveria ser integrado na GNR.”

Ora, vamos por partes tentar explicar (novamente) o que está em causa em relação ao suposto sistema dual que, sem racionalidade, se pretende manter.

O problema da segurança interna e das polícias não está nas estruturas policiais civis, porque essas têm entre si competências bem definidas.

Onde existe sobreposições (normalmente no plano da investigação criminal), tem havido uma crescente ligação, troca de informações e cooperação.

O problema está no que se duplica ao insistir manter-se uma força de segurança militar que se diz de “charneira” para justificar a sua intromissão em todas as competências de outros órgãos.

A notícia refere que a GNR está “vocacionada para a vigilância do território, protecção de grandes infraestruturas, controlo de explosivos e defesa de todos os pontos sensíveis.”

Admitindo-se que a GNR esteja mais vocacionada que qualquer outro organismo para a segurança de coisas e não de pessoas, e logo, para a vigilância do território e de infraestruturas, confesso que desconheço de onde veio a convicção de que deveria ser seu o controlo dos explosivos.

Acontece que a PSP está envolvida no controlo de explosivos desde que este começou a ser feito em Portugal. Para não recuar mais, a fiscalização nesta matéria compete em exclusivo à PSP desde os anos 70 do séc. XX e o licenciamento, controlo, fiscalização do fabrico, armazenamento, comercialização, uso e transporte de substâncias explosivas e equiparadas que não pertençam ou se destinem às Forças Armadas e demais forças e serviços de segurança são da exclusiva competência da PSP desde 1984.

Surge agora a ideia peregrina que os explosivos são uma coisa que estaria melhor nas mãos da GNR, pasme-se, com o brilhante argumento de que estes são militares.

E depois?

Ser militar é uma garantia de mais elevada sapiência e competência? Não é isso que demonstra a realidade.

A coisa explode, logo deve de ser militar? Haverá argumento mais infantil e desconexo que este?

Mexer no que está bem costuma dar problemas e, no caso, vai dar certamente porque não parecem estar a ser feitas contas aos custos do processo de mudança e à quebra das receitas do Estado nesta matéria que são, garantidamente, de muitos milhões.

Depois refere-se ainda a uma velha “pedra no sapato” (ou melhor, bota) da GNR que é o GOE.

Refere erradamente a notícia “Tendo em conta a natureza militar destes operacionais, o GOE deveria ser integrado na GNR.”

Pois acontece que o GOE não tem natureza militar e existe uma confusão grande nos pequenos cérebros dos militares e dos seus muchachos (os Severianos Teixeiras, Bacelares Gouveias, Angelos Correias e Foutouras deste Portugal), habituados a reduzir as realidades a uma dimensão suficientemente pequena para que a consigam compreender.

O GOE existe legalmente desde 1982, sendo a primeira e até há pouco tempo a única unidade de intervenção tática policial para acorrer cenários de alta violência, quer na resolução de incidentes tático-policiais (não tático-militares), quer em suporte de quaisquer forças e serviços de segurança que o necessitem para a execução das suas operações, sempre que se anteveja a possibilidade de resposta violenta.

À semelhança de muitas outras unidades do género pelo mundo, o GOE (hoje em dia uma subunidade da Unidade Especial de Polícia) é e deve manter-se civil e no seio da PSP pois essa é a única garantia de que continua a ser uma ferramenta de suporte à restante atividade operacional, que compreende e obedece à doutrina subjacente ao uso mínimo da força (que é apanágio das polícias e não das forças militares) e que o seu emprego ocorre dentro da desejável unidade de comando, em complemento da restante atividade policial e compreendendo o seu alcance e limites.

Se existe nesta matéria sobreposição, essa sobreposição foi criada, mais uma vez, pela Guarda Nacional Republicana que, com o beneplácito dos políticos, com despesas e custos desconhecidos, estando impregnada de uma incomensurável tendência predatória e achando que armas e tiros é coisa exclusiva de militar e não de polícia, não só criou a sua própria unidade de intervenção copiando a PSP, como agora está apostada em eliminar essa ferramenta da Polícia de Segurança Pública.

Em todo o caso que argumentos são estes?

Se armas, explosivos e intervenções táticas armadas são coisa de militar e devem estar na GNR, isso significa que coisas como trânsito, policiamento de prevenção e ordem pública, investigação criminal, polícia fiscal e aduaneira, ambiente e outras competências que não parecem ter as mesmas características vão deixar de estar na GNR para passarem a estar na PSP ou noutro lado qualquer?

Este argumento do Militar Versus Polícia Civil vai ser mantido em tais circunstâncias ou vai mudar subitamente quando for hora de “dar por troca”?

Por fim… acaso saberão os leitores que, ao contrário da GNR, a PSP tem uma vasta doutrina sobre o uso de armas, um treino eficaz com base em princípios de necessidade, proporcionalidade e adequação que tem tido como resultado uma redução substancial dos acidentes e do uso indevido de armas de fogo?

Até que pondo estamos dispostos a aturar estas patranhices para criar e manter vagas para coronéis e generais?

Quem quiser saber de outros episódios desta triste novela, ponha o cursor sobre a sigla GOE que está na nuvem de etiquetas e instrua-se.

 

PM