Nunca te esqueças de quem és!
Olha-te ao espelho todos os dias e reconhece na tua cara a justiça, a serenidade e a coragem. Na rua, levanta a cabeça com orgulho. Ainda que mais ninguém saiba, estarás lá para nos proteger a todos e, quando necessário, agirás, sem hesitação.
Nunca te esqueças de quem és porque, no dia seguinte, terás de olhar novamente o espelho e continuar a reconhecer na tua própria cara, a justiça, a serenidade e a coragem.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

PSP EXECUTA EXERCÍCIO TÁCTICO SIMULANDO SEQUESTRO DE AERONAVE CIVIL


A agência LUSA noticiou:

«Lisboa, 22 jun (Lusa) -- O aeroporto de Lisboa foi esta noite palco de um "resgate de reféns" de uma aeronave sequestrada, no âmbito de um exercício tático-policial, organizado pela Unidade Especial de Polícia.
O simulacro, que durou cerca de três horas, pretendeu simular o sequestro e desvio de aeronave para o Aeroporto de Lisboa, obrigando a um processo de negociação com o sequestrador para libertar os reféns.
No palco das operações estiveram cerca de uma centena de agentes, entre os quais elementos do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS), da Unidade Especial de Polícia e elementos do Grupo de Operações Especiais de Macau, em Portugal no âmbito da cooperação entre Lisboa e a atual Região Administrativa Especial Chinesa.»

Este exercício revela apenas uma pequena parte do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Polícia desde que tem competências em matéria de segurança aeroportuária (há mais de 60 anos) e está munida dos meios operacionais adequados a resolver qualquer tipo de situação que se lhe depare.

A resolução do incidente simulado não envolveu apenas as unidades de intervenção da UEP - Unidade Especial de Polícia (GOE, CI, CIEXSS, GOC), mas todo um conjunto articulado de entidades do Comando Metropolitano de Lisboa, nomeadamente, a Divisão de Segurança Aeroportuária e a Divisão de Trânsito de Lisboa, todas juntas sob uma mesma doutrina, protocolos de actuação e unidade de comando.

O simulacro revela a intervenção táctica coordenando todas as valências e unidades envolvidas, mas não revela a face verdadeira mas invisível da segurança aeroportuária: trata-se do trabalho mais importante, desenvolvido diariamente desde os anos 40 do século passado, por polícias da PSP com formação especializada, que fazem controlo de acessos, vigilância de pessoas, de locais e de bens, que procedem a vistorias de segurança em instalações e aeronaves, que mais recentemente passaram a exercer uma actividade de coordenação e de controlo sobre a acção das empresas de segurança privada que operam nas instalações aeroportuárias e, enfim, proporcionam a segurança a milhões de passageiros nacionais e estrangeiros em todos os aeroportos internacionais de Portugal.

Como disse DS: não se mexe no que está bem!

Não se criam conflitos onde antes não existiam!

Não se duplicam funções, nem se caçam competências alheias!

Sobretudo, não se pode querer o que os outros fazem bem apenas por vaidade ou inveja, especialmente, quando se tem a casa toda desarrumada e muita gente desocupada, havendo tanto que fazer!

Diário de Notícias com vídeo: PSP "liberta reféns" de avião no aeroporto de Lisboa

RP